Razões para o uso dos aditivos alimentares

Os aditivos químicos são utilizados em alimentos com as mais diversas finalidades e são constituídos pelas substâncias que não são naturalmente encontradas nos alimentos.

De uma forma geral, os aditivos encontrados em alimentos poderão ser classificados em quatro grupos principais:

1 – substâncias que tem por objetivo estender o tempo de vida úitil ou reduzir a deterioração de um determinado alimento.

2 – produtos que alteram as características de um alimento, melhorando o seu sabor, a sua côr, e a sua textura.

3 – produtos que são adicionados com a finalidade de variar o valor nutritivo do mesmo.

4 – substâncias que ocorrem em alimentos, devido a contaminações acidentais.

Basta uma rápida refeição e centenas de aditivos químicos são ingerido: substâncias capazes de conservar e melhorar as qualidades dos alimentos. Tão velhos quanto os humanos, os aditivos sempre estiveram presentes em nossa dieta.

Os aditivos alimentares têm sido usados por séculos; nossos ancestrais usaram sal para preservar carnes e peixes; adicionaram ervas e temperos para melhorar o sabor dos alimentos; preservaram frutas com açúcares e conservaram pepinos e outros vegetais com vinagre. Entretanto, com o advento da vida moderna, mais aditivos têm sido empregados, a cada ano. Os aditivos são usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e dor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutritivo e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo isto é, prolongar o tempo de vida dos alimentos processados.

Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br/quimica/aditivos-quimicos

Deixe um comentário